segunda-feira, junho 14, 2010

OPPP – Orquestra Popular de Paio Pires




 
OPPP – Orquestra Popular de Paio Pires, projecto oriundo da Aldeia de Paio Pires e que tem como seu principal mentor o músico José João Loureiro.

José João Loureiro leva já vários anos de trabalho à volta da música. Foi um dos fundadores do projecto TRANZ-IT, que em 1987, chegou à final do 4.º Concurso de Música Moderna do saudoso Rock Rendez Vous.

Entretanto, após a sua saída dos TRANZ-IT e depois de vividos os ambientes sonoros próprios de quem habita paredes meias com a Siderurgia Nacional, nomeadamente através dos projectos LOJA DE NEONS, DEMOKRATIA, DIE NEUE SONNE, URBAN ASSAULT e TOXINA, as experiências tornam-se mais límpidas e as ambiências foram aos poucos sendo direccionadas para os campos da electrónica. 

Pelo meio ficou ainda a colaboração e a experiência de ter acompanhado os Título Póstumo em 1988, aquando de uma das sessões da 2.ª Fase da I Mostra de Música Moderna de Coimbra, que decorreu na Discoteca Broadway em Coimbra a 21 de Setembro de 1988.

No final dessa fase, surgem sob a designação OVO, nos princípios dos anos noventa, algumas gravações no formato K7, disponibilizadas pelas editoras independentes: Anti-Demos-Cracia, K7 Pirata, Enochian Calls e Kadath.

A evolução para o actual projecto surgiu naturalmente e José João Loureiro criou, assim, em meados de 2006, a OPPP – Orquestra Popular de Paio Pires.

Como veículo de divulgação da sua Orquestra, abriu a 09 de Setembro de 2006, no myspace, um espaço próprio que conta actualmente com mais de 30.000 visitas.
Surgiu, entretanto, a necessidade de criar mais três páginas paralelas da Orquestra, OPPP2, OPPP3 e OPPP4 .

O segundo trimestre de 2009 foi deveras importante para o projecto da Aldeia de Paio Pires, pois a 24 de Maio foi editado o seu primeiro álbum. Esse álbum surgiu on-line pelas trilhas da Editora independente Russa, Clinical Archives, denominado simplesmente “Orquestra Popular de Paio Pires”.
O álbum, que contém 12 temas, foi disponibilizado para download gratuito pela Clinical Archives e actualmente já ultrapassou os 20.000 download´s.

No final de 2009, surgiu a colaboração da OPPP no mundo do cinema, com a inclusão do tema “Kyoto Melody” na curta metragem “Noa Nada Para Ninguém”, filme escrito por Tatiana Arquizan, Samuel Roulleau, Miles Supico, Produzido por Low Costes Productions e Realizado por Miles Supico.


Discografia:

 










» V/A - "Oficina da Música" 
Anti-Demos-Cracia: ADC-013/Janeiro.2009
Temas incluídos:
. “Comodidades in da House” (remistura de um tema dos Erros Alternados).
. “Cinnamon Walls”















» Orquestra Popular de Paio Pires - Orquestra Popular de Paio Pires
Clinical Archives: ca262/24.05.2009
Álbum com 12 temas


















» Various - Clinical Anthology (2006-2009)
Clinical Archives: ca300/30.08.2009
Tema incluido: Kyoto Melody

Páginas da OPPP no Myspace:






Filme “Noa Nada para Ninguém”:





Editoras:





4 comentários:

  1. Tenho para cá umas coisinhas de Ovo, mas não fazia ideia que tinha a ver com a OPP...

    ResponderEliminar
  2. Parece ligeirinho com e bons cuidados.
    Vou buscá-lo e ouvir com calma para poder opinar melhor.

    ResponderEliminar

Seguidores