sexta-feira, agosto 13, 2010

Hedningarna

O projecto Hedningarna, surgiu em 1987, com a junção dos suecos Hållbus Totte Mattsson, Björn Tollin and Anders Norrudde (antes conhecido por Anders Stake), a que se juntaram posteriormente as finlandesas Sanna Kurki-Suonio e Tellu Paulasto. Sendo um dos projectos suecos mais credenciados (de referir que a Suécia é uma grande potência em termos de produção musical, abrangendo múltiplas áreas), estes suecos-finlandeses, receberam, inclusivamente, em 1992 o Grammy relativo ao melhor grupo Folk.



Muitas definições já foram tentadas para transcrever a música deste grupo, mas uma coisa é certa, a música por eles produzida é algo que não nos deixa indiferentes. Os Hedningarna recuperam a tradição musical do Norte da Europa, através de instrumentos por vezes, elaborados pelos próprios, e com referência a velhos registos encontrados em museus e escolas, de salientar que para além de inúmeros Institutos que consagram a Folk como vertente de Conservatório, encontrando-se a sua aprendizagem no mesmo pé de igualdade, com correspondência ao grau, de Licenciatura. Há igualmente na Suécia e na Finlândia uma excelente documentação, existindo ainda cerca de 20 mil documentos por explorar. Com a ajuda desses registos trataram de recriar, nota por nota as velhas melodias, claro está, com uma sonoridade bastante actual.

Os Hedningarna, se a memória não me atraiçoa, estiveram presentes entre nós, por duas vezes, uma em Agosto de 1997, na Zambujeira do Mar, e a outra cerca de seis anos antes, em Queluz. De referir que a finlandesa Tellu já esteve igualmente entre nós, com o seu próprio projecto, em 1997, no Seixal aquando da VIII edição do 'Cantigas do Maio'.

A par da sua aparição ao vivo em alguns países, têm no seu currículo, várias colaborações com outros projectos/artistas, destacando-se por exemplo, a sua aparição no fabuloso registo do galego Kepa Junkera (Bilbao 00:00h), assim como a colaboração com o grupo de dança americano "The Flying Foot Forum", numa performance baseada no CD "Trã". A mesma foi estreada em Minneapolis, em Abril de 1999, com a música a ser tocada em palco pelos próprios Hedningarna.

Os Hedningarna tem nos escaparates os seguintes registos:
• Hedningarna (1989)
• Kaksi! (1992)
• Trä! (1994)
• Kruspolska SASHA mixes (1994)
• Hippjokk (1997)
• Remix Project (1997)
• Karelia Visa (1999)
• 1989-2003 (2003)

Existe um outro álbum, de nome "Fire" (1996), que foi elaborado especialmente para o mercado americano, com as letras em inglês e em que o nome Hedningarna aparece traduzido para "The Heathens". Este álbum junta temas de "Kaksi" e de "Trã".

O álbum "Hippjokk" já não conta com a colaboração das “demoníacas vozes”, como lhes chamaram, das finlandesas Sanna e Tellu. Neste registo foram substituídas por uma outra não menos importante voz da Finlândia a de Anita Lehtola.

A última composição dos Hedningarna incluía no seu núcleo os músicos Johan Liljemark, Ulf 'Rockis' Ivarsson, Knut Reiersud, Ola Backstron, e a participação activa do DJ finlandês Wimme Saari.
Este núcleo que veio do Norte da Europa, tenta exercitar uma espécie de trip folk dançável, cuja expressão máxima é traduzida no álbum de remisturas de 'Hippjokk', para o qual foram convidados, o DJ sueco Anti, o grupo norueguês D.A.C. e ainda o DJ belga Robert Leiner.

Entretanto a colectânea 1989-2003, fica para já como o último registo dos Hedningarna.

Hedningarna, pelos próprios: “a nossa sonoridade não sei o que dizer…, são melodias folk do passado, com roupas Hedningarna onde podes encontrar um toque tecno…".

Links:
página oficial
myspace


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Conheço pouco Hednigarna apesar de os ter ouvido pela primeira vez há quase 20 anos.
    Estão na linha do que procuro ouvir actualmente, as reinterpretações contemporâneas da cultura musical tradicional.

    Obrigado pelo artigo que vem mais uma vez acrescentar qualidade e demonstrar o ecletismo do blog.

    ResponderEliminar

Seguidores