sábado, outubro 16, 2010

MIRA

Projecto Norte Americano, pautado por 3 trabalhos de originais , esteve em actividade entre 1996 e 2005.
O Inicio remonta a 1996, mas so em 2000, sai oficialmente o 1º trabalho, o sedutor e querido "Mira", logo aqui ficou patente o som que iria caracterizar este projecto ate ao ano de 2005.

Afirmamos, sem sombra de duvida que o verdadeiro e velho espirito da 4AD, estava aqui descrito e enunciado em letras grandes a fazer ver a uma 4AD  decadente, como se produzia grande musica do outro lado do oceano numa editora Projekt que tinha no seu meio os expoentes da musica mais bela que se fazia e ainda hoje se faz.
Voltando a Mira, os sons alem de inovadores e calmantes transmitiam uma energia e qualidade inerente a todos os temas, o mote estava data e em 2002, sai o nao menos belo "Apart" onde a voz de Regina Sosinski, nos remete para paisagens desoladoras e belas ao mesmo tempo, os ambientes puros, ficam retratados de uma maneira assaz e certeira, os sons deveras prometedores instalados numa zona Dark e Eterea colocam-se eternos junto aos nossos sentidos.

A escola torna-se evidente, o melhor Cocteau Twins, Lush e outros, mostra-se e reconhece-se no 3º trabalho de originais " There I Go Daydremer" de 2005, onde os adjectivos que montam este projecto num som por vezes, leve, e espacial, tal a sua cadencia sensual e bela.
 Pena que o projecto tenha ficado por aqui, prometia, mas por outro lado seguindo o paradigma, quando se afirma que se termina no melhor momento, similar a tantos outros projectos que tambem o fizeram.

Certamente, melhor que todas estas palavras, seja ouvir Mira e toda a sua capacidade musical e tirar os devidos retratos que dai emergem.
Ao nao encontrar qualquer video do projecto, ficam apenas as fotos e os locais onde se pode saber algo sobre Mira.
As musicas destes 3 trabalhos podem ser pedidas via mail.





4 comentários:

  1. Conheço o álbum "Apart" e aprecio bastante. Vale a pena uma audição atenta a esta banda.

    ResponderEliminar
  2. De onde é que eu já conhecia isto? ;) Bom post, Luís.

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras do António.
    Excelente surpresa!
    Obrigado Luís.

    ResponderEliminar

Seguidores