quarta-feira, maio 18, 2011

IAN CURTIS



"Closer é limpidamente belo - tem a transparência silenciosa da solidão, sem nunca se transformar em auto-compaixão ou sentimentalismo. É o momento em que nos damos fé duma tristeza insolúvel, e da futilidade de a combater. Não há revolta - apenas um lento despertar, corajosamente assumido e aceitado. O encanto principal dos Joy Division não é o virtuosismo, ou sequer a criatividade da música - é, sobretudo, uma inesquecível sinceridade, despida de efeitos especiais, que se transmite, dir-se-ia por osmose sensível, a quem a ela se expõe."

(Publicado in "O Jornal" - 11 de Novembro de 1980)

"E quem for até Closer logo verá estar parado num extremo, numa colina diante outra inalcançável imensidão. É o cabo da Roca do pequeno continente Pop. "

(Publicado in "O Jornal" - 8 de Abril de 1982)

Miguel Esteves Cardoso

3 comentários:

  1. Todas as palavras são poucas e seria muito dificíl fazer um sumário com tudo de importante, belo, triste e que mais fosse, transmitido pela JD.

    ResponderEliminar
  2. Luís penso que o MEC retrata a essência do que foi JD/IC. Foram estas as citações escolhidas, mas poderiam ter sido muitas outras extraídas da bíblia dos anos 80, a "Escrítica Pop".
    André, sem dúvida.

    ResponderEliminar

Seguidores