terça-feira, maio 31, 2011

YOUNG MARBLE GIANTS

Esta era para ser dedicada a Pale Fountains, a banda que seguia após os The Wake, do mês passado, mas a paixão repentina e recorrente por Young Marble Giants, foi mais forte.
A biografia e dados informais fica de fora como sempre e o que interessa é a pureza musical que este projecto emana.
Simplicidade a quanto obrigas podia ser um dos lemas, este projecto prima por um minimalismo puro  e ao mesmo tempo uma perfeição, a musica leva-nos, rodeia-nos ,tamanha a sua ternura e devoção, já o referi de uma simplicidade natural, crua, despida de truques, guitarra simples e umas teclas sensuais e espiralmente  cativantes.
Um amadorismo que leva a uma tarefa de fazer musica desembaraçada e radical, um som que fica só deles e até hoje imaculado.
Pena a duração do projecto não ser mais profícua  e levada no tempo, mas tal não foi possível, deixaram um legado curto, mas muito produtivo e um grande exemplo do que é fazer som, com muitos pouco meios e uma experimentação, demasiado subtil, que passa despercebida.
Muitos já perguntarõa e a voz e a voz, pois a voz, que maravilha, carismática e aplicável a muitos dos adjectivos já enunciados nestas linhas, uma voz que prega de uma maneira despreendida, que encaixa melancolicamente e deliciosamente nos temas Young Marble Giants.
Consumam e deleitem-se com calma e apaixonem-se….

 

 

 

5 comentários:

  1. Isto é a banda sonora de um blogue que eu conheço! ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora ora, boa lembrança, é isso um blogue muito cool que por aí anda e espero que continue por muito tempo!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito.. Alguem alguma vez conheceu o projecto paralelo do Stuart Moxham, The Gist, criado pouco depois do lançamento do 'Colossal Youth'? O disco chamava-se 'Embrace the Heard' e a obra prima de pouco menose 4 minutos chamava-se 'Love at First Sight'. Delicioso! As Lush e dps o Etienne Daho fizeram versoes do tema.
    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Filipe, certo os The Gist, foram outra pequena maravilha, o legado minimalista e belo ficou também aí patente.
    Aparece sempre, os comentários construtivos são sempre bem vindos.

    ResponderEliminar

Seguidores